29/04/2019 às 15h43min - Atualizada em 29/04/2019 às 15h43min

Alunos da Escola Municipal de Cajazeiras XI conhecem biblioteca

Alunos da Escola Municipal de Cajazeiras XI, localizada no bairro de mesmo nome, conheceram, no ultimo dia 17, a biblioteca Monteiro lobato, que fica no bairro de Nazaré. A ação fez parte do Projeto Viajando com os Livros, que está sendo desenvolvido na Unidade Escolar, envolvendo professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Considerando os diferentes níveis de conhecimento prévio, o projeto de leitura e escrita tem como principal objetivo tornar cada aluno capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações.

Na visita à Biblioteca Monteiro Lobato, os estudantes interagiram com personagens infantis, conheceram o funcionamento da biblioteca e assistiram à uma peça teatral voltada para o público infantil, “O Pequeno Príncipe”. O grupo foi recebido por colaboradores da biblioteca que também apresentaram às crianças a história da boneca Emília. Os alunos ainda gravaram um vídeo em homenagem à biblioteca, que celebrou 69 anos no dia 23 de abril.

De acordo com a gestora da Escola Municipal de Cajazeiras XI, Eliêde Silva, a visita à biblioteca foi um momento especial para os estudantes. “Muitos deles tiveram o primeiro contato com livros e histórias de Monteiro Lobato, tiveram acesso a arquivos do tempo do sitio do Pica Pau amarelo, o que não é do tempo deles. Vimos o brilho nos olhos das crianças e sabemos a diferença que uma simples ação como esta pode fazer na vida deles.”

O projeto consiste na leitura diária dos professores em voz alta para os alunos, apresentando variados textos e incentivando a leitura em casa, com a família e com a comunidade escolar. Além disso, os alunos também realizam leitura para os demais colegas. Eliêde Silva explica ainda que, com o projeto, os alunos estão lendo cada vez mais, ao mesmo tempo em que se sentem valorizados nos momentos peculiares de interação. “Desde que lançamos o projeto, percebemos uma busca maior dos alunos por livros, querendo pegar emprestado, levar pra casa e ficam ansiosos para realizarem a leitura em sala de aula, perguntando quando será a sua vez, o que pra nós, está sendo muito gratificante”, comemora a diretora. Ainda segundo a gestora, a ação deve durar até o final do ano letivo.

Biblioteca Monteiro lobato – Especializada no público infanto-juvenil, a BIML reúne aproximadamente 30 mil livros no acervo e atrai cerca de 800 visitantes por mês. Há quase sete décadas, o equipamento público promove, principalmente, a iniciação à leitura e a formação de novos leitores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual veículo de comunicação lhe mantém informado sobre o que acontece em Cajazeiras ?

6.1%
2.8%
3.6%
78.4%
9.0%