05/06/2019 às 12h29min - Atualizada em 05/06/2019 às 12h29min

Escola Ulysses Guimarães em Cajazeiras será requalificada

Os moradores da região de Cajazeiras eram só atenção e expectativa com a demolição, iniciada pela Prefeitura nesta terça-feira (4), da antiga estrutura em pré-moldado da Escola Municipal Ulysses Guimarães, localizada em Fazenda Grande I. No entanto, além da reconstrução da unidade escolar, ganharam também mais uma boa notícia, anunciada no local pelo prefeito ACM Neto: a reurbanização do campo da Pronaica, uma das mais tradicionais áreas de lazer e confraternização da localidade, que será feita em paralelo às obras da nova unidade de ensino.

Ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, dentre outras autoridades, o prefeito destacou a necessidade da intervenção total na estrutura. “Ao longo do tempo, a escola não teve a devida manutenção. Além disso, não possuía um padrão construtivo ideal, pois, por ser de pré-moldado e sem a devida manutenção, fica sujeita ao mau cheiro; à ação das chuvas, que muitas vezes inundaram a escola; à ação do sol, que faz com que a absorção de calor seja maior; e precariedade das redes elétrica e hidráulica. Com esta ação, será iniciado um novo momento e construída uma nova história desta unidade de ensino”, afirmou ACM Neto.

Insegurança
Enquanto acontece a reconstrução da Escola Municipal Ulysses Guimarães, as aulas estão sendo realizadas em um imóvel próximo à antiga estrutura, permitindo assim que os alunos não sofram grandes mudanças com a rotina. A nova unidade terá 2.248,78 m² de área construída, quadra poliesportiva com depósito de material esportivo e vestiário, refeitório, recreio coberto, recreio descoberto, 12 salas de aula, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Também contará com secretaria, diretoria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, rampa, duas baterias de sanitários masculinos e femininos para alunos, quatro sanitários para pessoas com deficiência, dois sanitários para professores, dois sanitários para funcionários, guarita, casa de gás e casa de lixo.

A diretora da instituição, Vera Lúcia Correia, relembrou o esforço em realizar atividades nos últimos 13 anos da escola. “Enfrentamos várias problemas de segurança com a comunidade, devido à falta de um muro, além de projetos que não conseguiam ser feitos por causa da estrutura. Hoje, a palavra é esperança, porque vai demolir e vamos voltar para um espaço visível, acolhendo e ensinando um número maior de alunos. Um espaço ainda melhor”, pontuou.

Ampliação
A expectativa é que, com a reconstrução, haja um aumento de 110 novas vagas, passando das atuais 520 para 630. A escola oferece o Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, e Educação de Jovens e Adultos I (EJA I – TAP I, II e III).

O titular da Smed pontuou que esta é a 17ª unidade em pré-moldado da rede municipal de ensino a ser reconstruída, com obras a serem concluídas em um ano. “A estrutura não vai dever em nada a uma unidade particular de ensino. O investimento a ser feito aqui é de R$5,6 milhões, totalmente com recursos próprios. Haverá ampliação de vagas, dentro de uma região onde é preciso matricular crianças. Isso demonstra o esforço em fazer da Educação de Salvador a que mais avança em número de aprendizagem e acesso”, avaliou Barral.

Equipamentos de lazer
Com obras a serem realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a reurbanização do campo da Pronaica atende a uma grande solicitação da comunidade, expressa desde quando foi anunciada a reconstrução da vizinha Ulysses Guimarães.

O projeto deverá contemplar novos alambrados, paisagismo e iluminação, além da implantação de equipamentos de lazer, arquibancada e itens de acessibilidade, dentre outras melhorias de uma área que costuma receber grandes eventos. A intenção é de que as obras sejam entregues em conjunto com a nova escola.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual veículo de comunicação lhe mantém informado sobre o que acontece em Cajazeiras ?

6.1%
2.8%
3.6%
78.5%
8.9%