25/07/2019 às 16h45min - Atualizada em 25/07/2019 às 16h45min

Pedra de Xangô sedia Festival de Capoeira Regional em Cajazeiras

Idealizado por Alex Apresentação, o Mestre Jegue capoeirista da segunda geração do Mestre Bimba, com mais de 35 anos na arte do gingar e fundador da Escola de Capoeira Regional Remanescentes – ECRR –  localizada em Cajazeiras XI, o evento busca apresentar a capoeira regional em sua essência, proporcionando aos participantes um contato direto com a ancestralidade e a cultura negra.

A escola ECRR tem como missão salvaguardar o legado da capoeira regional: “daqueles que saíram da África e cruzaram o Atlântico nos porões do Navio Negreiro capturados para a escravidão; dos que sobreviveram ao doce inferno da produção do açúcar e da plantação de café e reconstruíram o seu mundo, transformando luto em dança; e de todos aqueles sobreviventes somos remanescentes”, destaca Alex Apresentação.

A escolha da Pedra de Xangô para a abertura do evento se justifica, de acordo com o mestre, por se tratar de um lugar sagrado, área de remanescentes de quilombos e de Mata Atlântica. “É um marco de luta, de resistência do povo negro da cidade de Salvador, é um símbolo de representatividade. Além disso, a ECRR mantém uma forte ligação com a comunidade local”, destaca.

A arquiteta e capoeirista Paz Ramos Reyes vem da Europa chefiando uma delegação de 20 capoeiristas. “A capoeira me deu muitas coisas imateriais: amigos, superação de medos e complexos pessoais, pude conhecer meu marido, aprender português e amar a cultura brasileira. Mas também coisas materiais, como a possibilidade de trabalhar em escolas, festivais, encontros internacionais, viajar para diferentes cidades da Espanha e outros países da Europa ensinando a capoeira regional”, conta.

O festival acontece, ainda, em outros espaços públicos e privados e o seu encerramento será no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, oportunidade em que será mesclada a cultura popular com a acadêmica: palestras de dois professores doutores e a vivência de uma formatura de capoeira regional. O evento conta com apoio da UFBA, do grupo de pesquisa EtniCidades e Ministério Público Estadual.

Agenda

O que: Festival UTRA de Capoeira Regional

Quando: 4 a 11 de agosto, às 8 horas

Local: Pedra de Xangô
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual veículo de comunicação lhe mantém informado sobre o que acontece em Cajazeiras ?

6.6%
2.9%
3.6%
77.9%
8.9%