26/07/2019 às 06h32min - Atualizada em 26/07/2019 às 06h32min

Professores de duas escolas em Cajazeiras perderam o GDA

Cerca de 1.500 professores da rede estadual tiveram cortes no salário de 30%, após deixaram de receber a Gratificação de Difícil Acesso (GDA), concedida para profissionais que trabalham em áreas de complicada locomoção. Para se posicionar contra os cortes no benefício, os professores realizaram manifestação, na manhã desta quinta-feira (25), em Cajazeiras na rótula da feirinha, região afetada com os cortes para os professores em duas escolas estaduais,  Colégio Estadual Eduardo Bahiana e Colégio estadual Dona Leonor Calmon (CPM), pela retirada do GDA.

A assessoria da Secretaria Estadual de Educação (SEC) aponta que as escolas que perderam o GDA foram retiradas da lista de instituições passíveis de receber a bonificação devido a melhorias na mobilidade que facilitaram o acesso às escolas. O órgão não listou quais escolas foram retiradas da listagem, nem quando essa mudança ocorreu.

A vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros, afirmou que o governo alega que algumas escolas cujos professores deixaram de receber o GDA não fazem mais parte de áreas de risco, o que retira destes o direito ao auxílio. Ela ressalta, entretanto, que não houve um debate entre a gestão estadual e o sindicato para que fosse decidido quais localidades poderiam perder a gratificação.

De acordo com o parágrafo único do artigo 3 do Decreto nº 7.858 de 20 de outubro de 2000, do estado da Bahia, a lista de escolas de difícil acesso deve ser revisada anualmente.

“Anualmente, até o último dia útil do mês de dezembro, deverá ser procedida a revisão das localidades de difícil acesso, para fins de confirmação ou exclusão de UEE definidas, bem como inclusão de novas unidades implantadas, se for o caso”, determina a legislação.

Os professores reclamam ainda que, os critérios utilizados para selecionar os profissionais que perderam o benefício também não são claros. Eles apontam que, em algumas instituições, foi retirado o benefício de apenas certos professores. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual veículo de comunicação lhe mantém informado sobre o que acontece em Cajazeiras ?

6.6%
3.1%
3.7%
77.6%
9.0%